Pesquisa

Nerium Biotechnology, Inc., (NBI) é uma empresa internacional de pesquisa e desenvolvimento dedicada ao desenvolvimento de produtos de base científica. A NBI, em conjunto com as principais instituições de pesquisa médica, tem focado a pesquisa e o desenvolvimento de produtos no anti-câncer, anti-viral, imuno-estimulante e nas propriedades dérmicas dos compostos botânicos naturais.

A partir desta pesquisa, a NBI redescobriu, identificou e prossegue o desenvolvimento de componentes bem definidos a partir da planta de oleandro de Nerium. Utilizando tecnologias proprietárias; a NBI foi capaz de isolar e extrair os ingredientes essenciais de forma a preservar os componentes únicos e as propriedades benéficas que esta planta tem a oferecer. Assim, permitindo à NBI desenvolver um oleoduto em constante expansão de produtos à base de oleandro de Nerium de “primeira classe”.

Dr. Robert A. Newman, Ph.D., Professor Emérito, Professor de Terapêutica Experimental, Fundador e Co-Diretor do Centro de Desenvolvimento Farmacêutico da Universidade do Texas M.D. Anderson Cancer Center (MDACC) serve como pesquisador líder e consultor científico da Nerium Biotechnology, Inc. (Nerium Biotechnology, Inc.). Sua caracterização inicial e pesquisa em farmacologia sobre componentes de oleandro de Nerium fornece as bases para o desenvolvimento de produtos e controle de qualidade. Ele continua a ajudar na pesquisa contínua e nos ensaios clínicos.

Uso histórico
O uso histórico da planta de oleandro de Nerium para aplicações medicinais tem sido relatado em textos antigos e no folclore há mais de 1500 anos. A planta de oleandro de Nerium tem sido usada tradicionalmente como remédio popular para uma grande variedade de enfermidades e condições, incluindo dermatite, eczema, psoríase, herpes, feridas, abcessos, verrugas, calosidades, câncer de pele, tênia, sarna, epilepsia, asma, malária dismenorréica, eméticos, diuréticos e tônicos cardíacos.

História do uso do Glicosídeo Cardíaco
A aplicação de plantas contendo glicosídeos cardíacos para o tratamento de doenças malignas pode se estender aos médicos árabes no século VIII. O uso potencial de compostos semelhantes aos cardenolidários para o tratamento do câncer, inicialmente investigado há quarenta anos, no entanto, foi abandonado devido à toxicidade desses compostos.

Foi apenas recentemente que oncologistas escandinavos como J. Haux sugeriram que a apoptose (morte celular) produzida por glicosídeos cardíacos como o digital em células tumorais humanas ocorreu em concentrações que poderiam ser alcançadas sem toxicidade em humanos e, portanto, este agente e extratos vegetais contendo glicosídeos cardíacos relacionados (por exemplo, oleandrin de Nerium oleander) poderiam ser úteis para o tratamento do câncer.

Nos últimos anos, houve um aumento substancial no número de estudos relatados em revistas científicas revisadas por pares que lidam com os efeitos dos glicosídeos cardíacos no crescimento de células tumorais malignas humanas. Nossa compreensão do espectro das atividades farmacológicas dos glicosídeos cardíacos aumentou significativamente desde a descoberta de sua eficácia no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva. Agora é reconhecido que certos glicosídeos cardíacos estão envolvidos em mecanismos complexos de transdução de sinal celular que podem ter conseqüências importantes em sua aplicação na prevenção e/ou tratamento de doenças malignas. Assim, é razoável levar este histórico de uso de extratos de plantas contendo glicosídeos cardíacos ao ponto de testes clínicos em pacientes com câncer.

Uso clínico
Até o momento, no entanto, existem apenas dois compostos derivados de plantas de oleandro de Nerium contendo glicosídeos cardíacos (oleandrin) que foram desenvolvidos para o tratamento do câncer e testes completos de segurança em um ensaio clínico de Fase 1 nos Estados Unidos. O produto inicial foi Anvirzel™ e o segundo é o PBI-05204.

A conclusão publicada para o ensaio clínico da Fase 1 de Anvirzel™ declara: “Anvirzel™ pode ser administrado com segurança em doses de até 1,2ml/m2/d (2,4cc)”. Não foram encontradas toxicidade limitadora de dose”. Este estudo foi realizado na Clínica Cleveland em Cleveland, Ohio. Nota: Neste estudo, a dose máxima tolerada foi limitada ao volume devido à administração de Anvirzel™ por injeção intramuscular (IM).

PBI-05204 concluiu os testes de segurança em um ensaio clínico de Fase 1 da FDA nos Estados Unidos no M. D. Anderson Cancer Center em Houston, Texas. As conclusões e os resultados iniciais (resumo) foram apresentados na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). Nota: Foram relatados níveis adicionais de segurança para oleandrin. Este ensaio forneceu dados de segurança em níveis além do ensaio inicial Anvirzel™ e em níveis inesperados para a oleandrina sem eventos cardíacos.

A NBI está desenvolvendo uma nova rota de administração para seu extrato de Nerium oleander. Após a conclusão de ensaios clínicos adicionais serão filmados sob os protocolos do FDA IND.