O que estudar para concurso público nível médio? Confira 7 temas!

O que estudar para concurso público nível médio? Quais são as matérias mais importantes para quem deseja realizar um concurso em que a escolaridade mínima é o ensino médio? Vale a pena fazer esse tipo de concurso? Quais são as matérias mais importantes para quem vai prestar uma prova desse tipo?

Estudar para um concurso nunca foi algo considerado fácil, pelo contrário. Trata-se de uma prova que em sua grande maioria é bem complicada, e, dessa forma, necessita de muito estudo para que consiga uma boa colocação que lhe permita passar e conseguir uma vaga.

Porém, como é sabido, quanto mais alto é o nível do concurso, pior é para conseguir passar. Dessa maneira, um concurso de prefeitura de nível fundamental será mais fácil do que um de nível médio, que por sua vez, é bem mais fácil de ser realizado do que um concurso de nível superior.

No conteúdo de hoje, no entanto, iremos analisar sobre o que estudar para uma prova de concurso em que matérias de nível médio são abordadas. Então, se deseja saber o que estudar para concurso público de nível médio, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo. Vamos lá, leia conosco!

O que estudar para concurso público nível médio?

Matemática básica

A matemática básica é uma das matérias mais importantes que devem ser estudadas em um concurso público de nível médio. Aqui, estamos falando da matemática simples, mas também com alguns detalhes. Diferentemente do ensino fundamental, a matemática do ensino médio já não possui apenas soma, subtração, multiplicação e divisão.

As quatro operações precisam estar bem definidas em sua prática, mas outras coisas como frações e contas de porcentagem também devem ser aprendidas. Deixe de lado a fórmula de Bhaskara e outras coisas mais complicadas, pois esse tipo de coisa realmente não cai na prova de concurso público.

Português  

O que estudar para concurso público nível médio? Português é outra das matérias que estarão presentes. Independentemente do nível de qualificação mínima para a realização da sua prova, assim como matemática, português é uma matéria sempre presente nas provas, mudando apenas em nível de dificuldade.

Por exemplo, quando falamos de uma prova de nível médio, é de suma importância que você saiba o local onde uma vírgula, uma crase e os acentos da palavra “porque” devem ser inseridos. Além disso, o tema de outro tópico aqui do conteúdo também é importante de forma geral, não só para português: interpretação de texto.

Conhecimentos gerais

Em seguida, por ordem de importância, temos conhecimentos gerais. Trata-se de uma parte da prova que é composta por perguntas que falam sobre atualidade, mas podendo também conter algumas questões sobre assuntos mais antigos. Aqui, o mundo em geral é abordado, como política, geografia e acontecimentos marcantes.

Neste caso, não há muito o que ser feito: o negócio é ficar antenado com as notícias no dia a dia. Uma saída, nesses casos, é comprar um curso focado no assunto, que pode lhe dar uma ideia sobre quais assuntos da atualidade possuem maior chance de cair em sua prova, mesmo que estiver de olho no concurso inss 2022.

Informática

Apesar de parecer uma matéria simples, para algumas pessoas pode ser bem complicado. Para você que possui um cotidiano com um computador sempre em mãos, nem mesmo é necessário estudar. Mas, se não costuma usar PC em seu trabalho ou em casa, é interessante aprender sobre o assunto.

As perguntas são relativamente simples, geralmente relacionadas a comandos, do tipo “Qual o comando que fecha janelas abertas?”, neste caso, a resposta para a pergunta seria Alt+F4. Em suma, é uma das partes mais fáceis de serem feitas de toda a prova, principalmente se você estiver preparado e tiver um pouco de experiência em computação básica.

Questões específicas

Sempre que você fizer uma prova desse tipo e quiser saber o que estudar para concurso público nível médio, lembre-se de que as questões específicas geralmente possuem maior peso. Por exemplo, em provas de concurso bancário, questões relacionadas à gestão financeira e código de ética do próprio banco podem cair.

Em outro exemplo, sendo muito comum em concursos de prefeitura, a legislação da cidade pode cair na prova, mesmo que haja apenas duas ou três questões. Portanto, sempre se lembre de estudar o que pode cair de questões específicas em seu concurso, pois essas possuem grande valor na nota final.

E como saber quais assuntos irão cair? Isso é fácil. No próprio Edital do concurso que está realizando, na seção em que fala um pouco de cada matéria que será abordada, é possível ter uma breve ideia sobre quais assuntos serão colocados em formato de pergunta na prova que você vai fazer, inclusive as questões específicas.

O bom concurseiro sabe que o primeiro passo para uma boa prova é a leitura completa e detalhada do Edital.

Lógica

A lógica, parte importante da matemática, mas que também deve ser considerada para outras matérias, pode ser estudada por meio de ajuda de cursos pagos. Uma boa pessoa boa em lógica sabe desde o início se a questão é uma pergunta verdadeira ou se não passa de mais uma pegadinha para eliminar os desavisados.

Por isso, quanto mais tempo você estudar lógica para sua prova, melhor. A nossa recomendação é que inicie seus estudos pelo menos 6 meses antes de um concurso. Além disso, mesmo que não passe naquela prova, continue estudando, pois sua bagagem será maior para a próxima prova que poderá acontecer dentro de pouco tempo. Uma vez que tenha aprendido lógico, isso pode te ajudar em outros provas como a do concurso pf.

Interpretação de texto

Lembra-se quando mencionamos no tópico sobre a matéria de português que a interpretação de texto é importantíssima? Saber interpretar um texto não vale somente para a matéria de português, mas também para matemática e outras.

Por exemplo, ao ler um enunciado de uma questão simples de matemática que usa somente lógica, é possível encontrar a resposta certa sem a necessidade de realizar uma conta, somente interpretando aquele texto. Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre o que estudar para concurso público nível médio. Lembre-se de deixar um comentário abaixo se ainda tiver alguma dúvida. Até a próxima!